Atividades sociais no âmbito educacional, assistencial, cultural e esportiva em defesa dos direitos da pessoa com deficiência de São João do Rio do Peixe - Paraíba
O grupo de Xaxado da APAE nasceu da iniciativa dos dirigentes da Escola de Educação Especial "Diogo Doulavince Amador", mantida pela APAE, com o objetivo de promover o resgate da cultura e a inclusão social. Alunos portadores de necessidades educacionais especiais, professores da APAE, amigos e voluntários fizeram nascer o grupo, com o incentivo do ativista e cultuador Nivaldo Amador. Assim, foi criado o Xaxado da APAE, em maio de 2007, numa manifestação espontânea onde seus componentes com a indumentária dos "cabras de lampião" apresentam a dança do xaxado, em que o pé direito em movimentos laterais se destaca avançando o passo e o pé esquerdo acompanha devagar, deslizando o sapateado e assim, numa mistura de arte, música e poesia resgatar essa dança nordestina. Veja as apresentações na galeria de fotos, já tradição em São João do rio do Peixe e na região. O GRUPO DE XAXADO DA APAE, foi beneficiado com parte do figuino, tais como Chapéus, Roupas e Armas, através de doação Voluntária do Sócio e Fundador da APAE, de saudosa memória, JOSÉ AMADOR RIBEIRO DIAS, faltando tão-somente Alpargatas, Lenços, Meias e Cartucheiras. Esperamos que o XAXADO DA APAE, não comece a morrer, por falta de apoio, parceria e incentivo da Sociedade, que tem consciência do objetivo cultural do xaxado.
O grupo de Xaxado da APAE nasceu da iniciativa dos dirigentes da Escola de Educação Especial "Diogo Doulavince Amador", mantida pela APAE, com o objetivo de promover o resgate da cultura e a inclusão social. Alunos portadores de necessidades educacionais especiais, professores da APAE, amigos e voluntários fizeram nascer o grupo, com o incentivo do ativista e cultuador Nivaldo Amador. Assim, foi criado o Xaxado da APAE, em maio de 2007, numa manifestação espontânea onde seus componentes com a indumentária dos "cabras de lampião" apresentam a dança do xaxado, em que o pé direito em movimentos laterais se destaca avançando o passo e o pé esquerdo acompanha devagar, deslizando o sapateado e assim, numa mistura de arte, música e poesia resgatar essa dança nordestina. Veja as apresentações na galeria de fotos, já tradição em São João do rio do Peixe e na região.
ResponderExcluirO GRUPO DE XAXADO DA APAE, foi beneficiado com parte do figuino, tais como Chapéus, Roupas e Armas, através de doação Voluntária do Sócio e Fundador da APAE, de saudosa memória, JOSÉ AMADOR RIBEIRO DIAS, faltando tão-somente Alpargatas, Lenços, Meias e Cartucheiras. Esperamos que o XAXADO DA APAE, não comece a morrer, por falta de apoio, parceria e incentivo da Sociedade, que tem consciência do objetivo cultural do xaxado.