Ponto de Cultura: Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania. Venha ser nosso parceiro!

Fatos & Fotos

RESGATANDO O QUE É NOSSO!


São João do Rio do Peixe – PB sempre fez história e arte, tornando-se potencial, no enlevo de suas manifestações sócio culturais, um manancial indiscutível de imperecíveis tradições folclóricas, históricas, paleontológicas, além de seus fatos pitorescos rebuscado pelo amor telúrico de seus filhos legítimos e adotivos.

Este espaço é exclusivo, para tudo isso. SÃO JOÃO somos todos nós que sabemos e fazemos cultura.

Conte sua historia, estória, conto, piada, boato ou lembrete - passado na nossa querida SÃO JOÀO DO RIO DO PEIXE. Se você tiver algum registro histórico, documentos como escritos e fotos, fotocopie e nos envie com a devida autorização para publicação.

Enviar FICHA TÉCNICA anexando o material devido, ao endereço eletrônico nivaldo.amador@gmail.com, para publicação no Blog http://apaedesaojoaodoriodopeixe.blogspot.com/

Cordiais Saudações Culturais.


LANO DIRETOR PARTICIPATIVO SERÁ DISCUTIDO E ELABORADO PARA SER TRANSFORMADO EM LEI EM SÂO JOÂO DO RIO DO PEIXE


Uma reunião de mobilização com a Equipe Técnica da CMT Engenharia Ambiental, poderes executivo e legislativo e sociedade organizada, para formação e capacitação do Núcleo Gestor, se deu nas dependências da Câmara Municipal de São João do Rio do Peixe, nesta quarta feira a partir das 9h30min. Na ocasião o expositor Dr. Fábio Moura da CMT Engenharia Ambiental responsável pelo Projeto de Irrigação do “Velho Chico” com Bacias Hidrográficas, empreendimento do Governo Federal e Ministério da Integração Nacional, mostrou que São João do Rio do Peixe é uma área de influência direta, no eixo norte, tendo em vista o Rio São Francisco integrar as bacias de rios temporários do semi-árido, sendo favorável para a região do Rio do Peixe a garantia da oferta de água para múltiplos usos. Durante a explanação Fábio falou de etapas importantes e necessárias para a implantação de Plano Diretor Participativo, através desta mobilização, levantamento de dados, diretrizes gerais, propostas e ações, audiências públicas até a devida entrega de projeto de lei para aprovação da Câmara Municipal, devendo em todo este percurso haver imagem compartilhada da comunidade, como sendo integração com participação de todos indistintamente para a construção de propostas. A equipe técnica engajada, composta de geógrafos, geólogos, jornalista, publicitária, cientista social e mobilizadora social, irá cientificar-se do clima, relevo, infraestrutura sanitária, esgotamento e outras informações afins. Apresentaram-se para comunidade os profissionais Audrey, Marcelo, Camila I, Camila II, Felícia e Maristela, esta última socióloga responsável pela articulação e mobilização junto a comunidade, do Plano Diretor de São João do Rio do Peixe.



Após a exposição e falações, na ocasião, fez uso da palavra o Coordenador do Ponto de Cultura “Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania”, da APAE de São João do Rio do Peixe, falando que “somos uma comunidade carente, precisada. Queremos oportunidades de acesso a bens e serviços, de maneira que dê sustentabilidade economica. Queremos projetos exitosos de incentivo a cultura, através de ações educativas e culturais, para que o município de São João do Rio do Peixe dê grande salto em seu desenvolvimento e que haja elevação de qualidade de vida, com uma gestão pública participativa. 



É preciso saneamento básico, através de projetos junto a FUNASA.



O nosso RIO DO PEIXE, que infelizmente o chamo de o TIETÊ DO SERTÂO, clama por justiça, é o maior crime ecológico cometido na face da terra. E o riacho “Olho d’água”, seu afluente que sofre as mesmas dores. É Imoral sermos, em pleno século XXI testemunhas de desastres.



É preciso a implantação do Sistema Municipal de Cultura.



Precisamos de tecnologia para a inclusão digital, junto ao ministério de Ciências e Tecnologia.



Vemos muita coisa indo de água abaixo. São atributos históricos, artísticos e culturais. Nosso Patrimônio histórico e geográfico, nossa paleontologia, nosso turismo rural, nossa ecologia, nossa cultura, enfim, nossa própria história.



É preciso preservar o meio ambiente, nosso ecossistema. Temos poder de gerar energia solar.



Que busquemos água, com perfurações de poços, cisternas, etc .... Que venha a transposição do Rio São Francisco.



É preciso que as entidades de bases, Clubes de Serviços, grupos jovens, Associações, Terceiro setor, Sindicatos, Cooperativas, Conselhos em Geral se unam no sentido de juntos com os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário implantemos e programemos ações de crescimento no nosso município, através de um PLANO DIRETOR, com um bom planejamento urbano, educação de trânsito, incentivo a cultura e ao turismo através da preservação dos bens culturais, santuários religiosos, trilhas do cangaço e outras culturas. Um diagnóstico de SJRP é bem visto no Dossiê de Ambiência, feito em 2005 pela UFCG, disponível na Biblioteca Publica Municipal.



Sabemos que através do Estatuto da Cidade, é preciso de diretrizes e política urbana que atendam toda uma demanda que venha atender o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade, tais como: Direito a moradia, saneamento ambiental, infra estrutura, transporte aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer; Gestão democrática com a participação das entidades de bases; Cooperação entre os governos, a iniciativa privada e outros setores da sociedade; Planejamento urbano, com correções de distorções do crescimento urbano, que trazem efeitos negativos sobre o meio ambiente; Ordenação e controle do uso do solo de forma que evite a poluição e a degradação ambiental; Proteção, preservação e recuperação do meio ambiente natural e construído – É o caso RIO DO PEIXE e Proteção, preservação e recuperação Do Patrimônio Cultural, Histórico, Artístico, Paisagístico e Paleontológico – É o caso Nosso Centro Histórico, nossas Pegadas de Dinossauros, Fontes Térmicas, etc



Temos mais, dados do Estatuto da Cidade, mas fiquemos por aqui, na certeza que haveremos de lograr o pleno desenvolvimento das funções sociais.



Um nosso abraço fraterno da APAE e Ponto de Cultura: Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania” – Conclui Nivaldo Amador. 

_______________

Por Nivaldo Amador



OFICINA DE DIRECÃO TEATRAL
Centro Cultural Banco do Nordeste
Período: 17 a 20 de janeiro de 2012
Local: Teatro ICA - Cajazeiras-PB
Prof:. Rafael
Parceria: NEC/ICA


BAILEI NA CURVA - ABRIU A TEIA-PB NA CIDADE DE AREIA
 Diretamente de São João do Rio do Peixe a Cia Mix Art a comédia dramática “Bailei na Curva”, texto de Júlio Conte, veio abrilhantar e sacudir a galera dos Pontos, na monumental abertura  da TEIA-PB, nesse dia 20 de outubro, representando o Ponto de Cultura “Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania”, no Teatro Minerva em Areia. O espetáculo deu-se dentro da programação artística do II Encontro dos Pontos de Cultura da Paraíba, com a produção do teatrólogo Krys Douglas.
O evento foi prestigiado pelo grande Secretário Estadual de Cultura da Paraíba o cantor e compositor Chico César que, fez questão de subir ao palco e abraçar o fabuloso elenco, que desprendidamente falaram da interação e criatividade manifestada no espetáculo com arte, audiovisual e dança.

BAILEI NA CURVA SE APRESENTARÁ HOJE NO TEATRO MINERVA NA CIDADE DE AREIA, POR OCASIÃO DO II ENCONTRO DOS PONTOS DE CULTURA DO ESTADO DA PRAÍBA - TEIA - PB 2011

 TEIA PB 2011 começa hoje com samba, teatro e cinema
A TEIA PB 2011, o encontro dos Pontos de Cultura da Paraíba, tem início hoje às 16 horas com desfile dos artistas participantes pelas ruas de Areia, com epicentro na Praça Pedro Américo, culminando com abertura de exposição dos produtos dos pontos no Espaço das Artes Horácio de Almeida.
Na sequência, está programado apresentação da bateria da Escola de Samba Arte e Cidadania, de Sousa. Às 17 horas, no centro da cidade, vai se apresentar o grupo de teatro de rua do Ponto de Cultura Vieirocultura, de Vieirópolis, com a peça “Dois corações e quatro segredos”.
À noite, ainda na rua, teremos exibição de vídeos de curtas metragens produzidos pelos pontos de cultura paraibanos.
Às vinte horas está programada a abertura oficial do encontro, no Teatro Minerva, com a participação do chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), Fábio Lima, e do assessor da RRNE, Jorge Garcia, seguindo-se apresentação da “Camerata Gente que encanta”, da Casa do Beradêro (Catolé do Rocha) e da comédia dramática “Bailei na curva”, com o grupo teatral do Ponto de Cultura “Ser especial com Arte”, de São João do Rio do Peixe.
 “TRINCA, MAS NÃO QUEBRA”  - DIAS 19, 20, 21, 26, 27 E 28 DE AGOSTO – ÁS 19h00 – TEATRO IRACLES PIRES
 – ‘BAILEI NA CURVA’ - DIAS 01, 02, 3, 07, 08 E 09 DE OUTUBRO - ÁS 19h00 – TEATRO IRACLES PIRES

NÀO PERCAM!!!!!
CIRANDA E QUADRILHA DO PONTO DE CULTURA
“Trinca,más não quebra”



A estréia acontecerá neste dia 12 de junho de 2011, às 20 horas no Navarrense Clube
O espetáculo é fruto da Oficina Montagem, promovida pela APAE de São João do Rio do Peixe, através do PONTO DE CULTURA “SER ESPECIAL COM ARTE, CULTURA E CIDADANIA”, em parceria com MINISTÉRIO DA CULTURA E GOVERNO DO ESTADO, que visa a inserção de jovens do município de São João do Rio do Peixe e Região Sertaneja, na área teatral, como alternativa na formação de novos atores, técnicos, produtores culturais e formação de platéias.

O projeto possibilitou uma real oportunidade de conhecer e descobrir as potencialidades artísticas das pessoas envolvidas na capacitação, que contou com noções básicas de teatro, produção executiva de eventos, técnicas em operação de luz e som e formação de platéias.

O espetáculo “TRINCA, MAS NÃO QUEBRA”, tem texto de Eliézer Rolim e direção do teatrólogo Francisco Hernandez que já realizou outras montagens anteriormente sendo premiado na MOSTRA ESTADUAL DE TEATRO E DANÇA em 2003, no Teatro Paulo Pontes/Espaço Cultural, João Pessoa/PB, com a seguinte premiação: Melhor Ator Coadjuvante: Agnaldo Cardoso, Melhor Texto Regional, Melhor Sonoplastia, Melhor Pesquisa e obteve as indicações: Melhor Direção, Melhor Ator Francisco Hernandez, Melhor Atriz Coadjuvante Karla Cristiane e Melhor Caracterização.

“TRINCA, MAS NÃO QUEBRA” é uma festa de casamento numa noite de Santo Antônio no sertão nordestino, mesclando de superstições e recordações lúcidas dos fogos de artifícios nas amarras de uma desesperada paixão entre dois adolescentes. A peça é um drama de fogueira no sítio Umburanas, quando Terezinha, uma noiva de 15 anos, descobre morrer de amor por seu ex-namorado que se faz penetra para resgatar publicamente o sentimento que o sufoca. Criando uma colagem de danças folclóricas e folguedos populares. É antes de tudo uma festa com cheiro de tragédia, daquelas contadas nos versos de literatura de cordel. Influenciado por ele, o espetáculo é um conto de São João com cheiro de milho assado. Onde tudo pode acontecer desde o corriqueiro incêndio de balão ao absurdo dos motes de cordel.

TÉCNICA

• TEXTO............................................................................................ELIÉZER ROLIM
• DIREÇÃO......................................................................FRANCISCO HERNANDEZ
• FIGURINO E CENÁRIO..........................................................................COLETIVO
• ILUMINAÇÃO...............................................................................CRYS DOUGLAS
• SONOPLASTIA...............................................................................FRAN PEIXOTO
• MAQUIAGEM...................................................................MAYARA HERNANDEZ
• MONTAGEM..................APAE/PONTO DE CULTURA “SER ESPECIAL COM ARTE, CULTURA E CIDADANIA”
• PRODUTOR EXECUTIVO.....................................................NIVALDO AMADOR

ELENCO
• FRANCISCO HERNANDEZ.................................................................Chico Viriato
• GEORGE BURITY..................................................................Bêbado Chico da Mata
• FERNANDO INÁCIO................................... ...................................Justino Salazário
• NETO CARDOSO...............................................................Dona Gertrutina Cipriano
• ORLANDO MAIA...............................................................................Mudo Everaldo
• CRIS REZENDE...........................................................................Margarida Cipriano
• MAYARA BEZERRA...................................................................Terezinha Cipriano
• LARISSA MUNIZ.........................................................................................Carminha
• KALIENE BATISTA..................................... ...................................Zefinha das Cuia
• RODOLFO AMADOR......................................................................................... Tião
• LÍPIO OLIVEIRA..................................................................................................Juca
• JOSÉ EUDES BATISTA MARTINS (EUDRIN)................................ Santo Antônio
• MARIA APARECIDA RIBEIRO............................................................... Aguinalda
• MATHEUS CAMILO...................................................................................Fotógrafo

Espetáculo BAILEI NA CURVA
31 de maio de 2011

A APAE de São João do Rio do Peixe e o PONTO DE CULTURA “Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania”, reuniu nesse dia 29 de maio de 2011, nas dependências do Hall da Escola Estadual Jacob Guilherme Frantz mais de 300 amantes da cultura, entre elas agentes e fazedores culturais em geral para assistirem ao grande Espetáculo BAILEI NA CURVA, Texto de Júlio Conte e Direção de KRYS DOUGLAS. A peça Teatral BAILOU NA CURVA, com duração de 01 hora, mostra a trajetória de sete crianças durante o período de 1964 a 1985. Tem como foco a história destes personagens a partir da repressão da Ditadura Militar. São cenas bem humoradas, puras, ingênuas, irreverentes que durante essa trajetória, estes jovens enfrentam as TRANSFORMACÕES da infância, adolescência e fase adulta. É a história do BRASIL, de suas ilusões, desilusões, esperanças, fúrias, medos, receios e sonhos. O Coordenador Nivaldo Amador de Sousa disse a esta reportagem que o Ponto de Cultura tem por objetivo valorizar e difundir a arte e a cultura, através de oficinas Teatro, Danças de Xaxado, Frevo e Ciranda, Música, Violão, Percussão, Cavaquinho, Acordeom, Artesanato e Informática, num resgate de pertencimento às expressões artísticas e culturais da região, elevando assim o nível de conhecimento vocacional dos jovens em grau de vulnerabilidade social, visto também como inclusão às pessoas com deficiência intelectual e múltipla no âmbito sócio-cultural por intermédio das apresentações a serem realizadas. O Espetáculo Bailei na Curva é uma eterna apoteose, estando já em pauta em várias localidade da região, Teatro ICA, Centro Cultural de Sousa, Triunfest, Festas de Poço de José de Moura e Festival de Areia – argumentou Nivaldo Amador.

 Realização: Governo Federal, Ministério da Cultura, Programa Mais Cultura, Governo do Estado da Paraiba e APAE-SJRP.
Apoio: Prefeitura Municipal de SJRP, Secretaria Municipal de Educação, Site WEBSERTAO.COM, Grupo Galdino, Enéas Supermercado, Supermercado Superamigos, ADL Link e Memorial Mesa de Pedra.


 IMAGENS QUE MARCAM:
Logo no início da manifestação aproximadamente às 10h, que teve sua concentração em frente ao prédio do Ministério da Educação na Esplanada dos Ministérios em Brasília, o Ministro da Educação Fernando Haddad recebeu em seu gabinete o Deputado Eduardo Barbosa, Presidente da Federação Nacional das Apaes - FENAPAES, a Sra. Patrícia Luiza Ferreira Rezende – Diretora de Políticas Educacionais da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS, o Sr. Moisés Bauer – Presidente do Conade, a Sra. Ester Alves Pacheco Henriques – Presidenta da Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENASP, para discutir o caso do fechamento das escolas especiais IBC e INES, além de discutir o Plano Nacional de Educação para o próximo decênio que não prevê em seu texto a existência das escolas especiais para quaisquer deficiências como por exemplo as especializadas no atendimento as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.


Encontro de Produtores de Cultura
Reunião com Alice - Readequação  de Planilhas
Oficina de Frevo

Oficina de Teatro - Tarde
Oficina de Teatro - Noite


Alunos do Ponto visitando o Palco do Teatro do Centro Cultural

Oficina de Xaxado
Folia e Frevança no Ponto