Ponto de Cultura: Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania. Venha ser nosso parceiro!

7 de março de 2012

DEZ ANOS DE APAE-SJRP

10 ANOS DA APAE


A APAE-SJRP é uma entidade Não Governamental, sem fins lucrativos, de caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros.
A ESCOLA DE EDUCACÃO ESPECIAL “DIOGO DOULAVINCE AMADOR”, conta com atividades educacionais e sócio-culturais, uma aprendizagem para a vida. Ultimamente com a doação de telhas brasilit, linhas e mão de obra, os AMIGOS DA APAE, foram solidários e fizeram acontecer o ESPACO CULTURAL “PROSPERINA BENEDITA”, homenagem que prestamos a nossa querida Pepé.

O PONTO DE CULTURA “SER ESPECIAL COM ARTE, CULTURA E CIDADANIA” é um projeto social reconhecido e apoiado pelo Governo do Estado da Paraíba, através do Ministério da Cultura, que atende as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e/ou se encontrem em situação de risco, através de cursos de oficinas, de xaxado, frevo, ciranda, teatro, violão, percussão, cavaquinho, acordeom, artesanato em argila, fibra xilogravura, além do curso de informática e elaboração de projetos culturais

NOSSA MISSÃO é construir oportunidades para o desenvolvimento pessoal e social da criança, do jovem e do adulto com deficiência intelectual e múltipla, em parceria com a família e a comunidade, sob as perspectivas da inclusão social de seus usuários na garantia ao respeito á diversidade e igualdade de direitos para todos.

NOSSO OBJETIVO é ter como meta um trabalho interativo – o desenvolvimento de uma pedagogia vivenciada na prática, visando uma aprendizagem para a vida, dando ênfase a ARTE e a CULTURA, linguagens artísticas e patrimônio cultural, buscando o desempenho das habilidades e independência possível para todos. É desenvolver ações socioculturais, por intermédio dos segmentos afins, nas áreas de arte e dança, artes áudios-visuais, musica, artesanato, literatura, entre outros.

CRONOGRAMA PARA 2012

Inclusão nas atividades socioculturais, Proporcionar atividades que estimule conhecimentos e criatividades, Preparação e orientação básica, Vivenciar as habilidades Instrumentais, Promover o letramento digital, Promover ações de defesa Portador com Deficiência Intelectual e Múltipla, Promover e apresentar atividades na praça.

PRODUCÃO CULTURAL DO PONTO DE CULTURA

Pecas Teatrais “Bailei na Curva” e “Trinca, Mas não Quebra”

Xaxado “Xaxado da APAE”

Frevo: “Frevo na Praca e

Ciranda: “Ciranda”

PROJETOS SELECIONADOS

São projetos com fins educacionais, culturais e informativos, de preservação da memória e fomentação do saber, promoção de vida digna e do exercício de cidadania, apoio as atividades de exibição audiovisual e acesso democrático as informações sobre cultura, tais como:

• Vídeo Autoral: “Romance de Santa Iria”

• Preservação da Memória: “Cultura de Reis”

• Cidadania: “Xaxado Cultura Inclusiva”

• CGD/Pro-vida: Gráfica

• Fundação Biblioteca Nacional: “Biblioteca Mesa de Pedra”

Parabéns Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São João do Rio do Peixe - Paraíba



Nenhum comentário:

Postar um comentário