Ponto de Cultura: Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania. Venha ser nosso parceiro!

1 de agosto de 2010

I MOSTRA ACAUÃ AUDIOVISUAL - Fazenda Acauã - APARECIDA -PB

O município de Aparecida, no sertão da Paraíbas, realizou de 28 a 31 de julho do corrente ano a I Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano. O evento foi realizado pela ONG Acauã Produções Culturais, através do Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan e do Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão.
O evento foi composto de exibição de filmes e vídeos paraibanos, palestras e debates com os realizadores, oficinas de audiovisual e o I Encontro de Cine Clubes do Sertão, que contou com a presença de representantes do Conselho Nacional de Cine Clubes e da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD, secção Paraíba e os Pontos de Cultura “Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania” e “Samba, Arte e Cidadania” de São João do Rio do Peixe e Sousa, respectivamente.
A programação da mostra foi a seguinte: Dia 28/07 - Mostra Ariano Suassuna com exibição do vídeo A Pedra, de Liliane Nascimento e o filme O Senhor do Castelo, de Marcos Vilar. Dia 29/07 - Mostra Sertão com o vídeo Lá traz da serra, de Paulo Roberto e O sonho de Inacim, de Eliezer Rolim. Dia 30/07 - Mostra Trajetória João Carlos Beltrão, exibindo os filmes A mata, de Renato Alves; Cabaceiras, de Ana Bárbara Ramos; O cão sedento, de Bruno de Sales; Alma, de André Morais; A encomenda do bicho medonho, de André da Costa Pinto e Enraizados, de Nil Batista. Finalizando, dia 31/07, Mostra Acauã Produções Culturais com os vídeos Memória bendita, O apóstolo do sertão e As trapalhadas de João Teimoso, de Laercio Filho; Manoel Inácio e a música do começo do mundo e O Velho do Rio, de Leonardo Alves.
Todo o evento da I Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano aconteceu no Conjunto Histórico da Fazenda Acauã, sítio tombado pelo IPHAN, onde se encontra instalado o Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan.
A mostra contou com o apoio do Centro Cultural BNB da cidade de Sousa, Pigmentos Cinematográficos, ABD/PB, Prefeitura Muncipal de Aparecida e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.
Na pauta de encerramento, 31, deu-se o “I Encontro de Cineclubes do Sertão” com abertura “O que é e por que fizemos Cineclubismo? (APC e ABD)”, Discussão sobre o Edital do Cine Mais Cultura Paraíba (Laercio Filho), a criação do Circuito de Exibição em Rede – Circuito Sertaneo de Cinema e Vídeo, BEM COMO A Sessão de Cinema da Sala Vladimir Carvalho: Pessoas e Pertencimentos.

Extraído e adaptado do site: http://cordelcampina.com.br/colunistas.php?col=Leiana&id=360

Nenhum comentário:

Postar um comentário