Ponto de Cultura: Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania. Venha ser nosso parceiro!

5 de fevereiro de 2011

Paraíba é finalista em Programa do MinC

Paraíba é finalista em programa do MinC

O Ministério da Cultura (MinC), através do programa Mais Cultura, premiará neste mês 200 iniciativas ligadas à literatura de cordel em todo o Brasil. Uma lista publicada no Diário Oficial da União, em dezembro de 2010 informa a classificação de 27 propostas de gestores culturais da Paraíba. Deste total 16 estão dentro das vagas que serão financiadas pelo MinC.

O edital do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 Edição Patativa do Assaré foi lançado em junho e disponibilizou R$ 3 milhões para investimentos nos projetos selecionados. 688 iniciativas concorreram em todo o país em sete categorias.

Na Paraíba, proponentes de oito municípios foram classificados em seis categorias. A capital João Pessoa vem em primeiro lugar com seis projetos, seguido por Campina Grande que teve quatro projetos classificados. Patos, Santa Luzia, Itaporanga, Picuí, Taperoá e Dona Inês aprovaram um projeto cada.

O projeto aprovado pelo jornalista Manassés de Oliveira, o único da cidade de Picuí, será executado em Campina Grande. Isso eleva o total de propostas da Rainha da Borborema para cinco. O título Literatura de cordel e repente: motes para o universo escolar da rede pública de Campina Grande. Consiste na inédita instalação do primeiro laboratório de cantoria do Brasil.

A proposta de Oliveira é instalar numa escola pública de Campina Grande, da rede municipal ou estadual, um laboratório de cantoria. O projeto terá ainda um jornal impresso. Na metodologia está prevista quatro oficinas ligadas à literatura de cordel.

Fonte: http://www.diariodaborborema.com.br/2011/01/31/cultura2_0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário