Ponto de Cultura: Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania. Venha ser nosso parceiro!

25 de maio de 2010

DISCUSSÃO ACÊRCA DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

MESA DE PEDRA

Resgate histórico cultural para o congraçamento de nossa família e nossa gente – Nivaldo Amador

Rua Lacordério Fernandes Dantas, 57 CEP. 58910-000 – SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE - PARAÍBA





Esteve reunido, nesta quinta, 22, na MESA DE PEDRA - espaço físico de propriedade do poeta Nivaldo Amador, reservado a manifestações culturais -, o encontro com os segmentos culturais de São João do Rio do Peixe, com o intuito de discutirem a efetividade das políticas públicas de cultura pactuadas entre o município e a sociedade civil, objetivando instituírem o Sistema Municipal de Cultura. Presentes mais de 50 representantes de atividades culturais, da música, teatro, dança, artesanato, patrimônio, literatura, artes visuais, audiovisual, artes gráficas e culturas populares, tendo a frente o ativista cultural, Nivaldo Amador, o Teatrólogo Hernandez e a Diretora Municipal de Cultura Irislene Amaro.
O Sistema Municipal de Cultura visa proporcionar efetivas condições para o exercício da cidadania cultural a todos os Saojoanenses, estabelecendo novos mecanismos de gestão pública das políticas culturais, bem como criando instancias de efetiva participação dos segmentos sociais que atuam no meio cultural. Além da articulação de ações e orientações, foi também avaliado a implantação de novos instrumentos legais, como a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas e a Fundação Cultural “Rosilda Cartaxo”.
Segundo Nivaldo Amador, estas discussões que a Administração Pública e a Sociedade civil, de mãos dadas vem fazendo, visam tão somente universalizar e democratizar o acesso aos bens, serviços e produtos naturais, garantindo a efetividade das políticas públicas, numa mobilização da sociedade, mediante esse intercâmbio comunitário e de co-responsabilidades no desenvolvimento e na sustentação das manifestações e projetos culturais, que advirão. A cultura de nosso povo pulsa, na voz e na vez dos cantadores, dos músicos, artistas, poetas, vaqueiros, capoeiristas, folcloristas, cirandeiros, griôs, dançarinos, teatrólogos, sanfoneiros, etc. Não podemos desfigurar nossas raízes e encantos. Aqui você desenha seus sonhos e suas vontades – finalizou Nivaldo Amador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário